quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Romney continua a falhar

O candidato republicano às presidenciais americanas de Novembro, Mitt Romney, disse que há muita gente que pensa que os EUA se irão transformar, em algum momento, “na Grécia, Espanha ou Itália”. De caminho, Romney conseguiu ainda ofender o estado da Califórnia.

Romney sabe que, em novembro, não vencerá na Califórnia, um Estado muito Democrata nas últimas décadas, em termos de eleições presidenciais. 

À parte de fazer comparações tristes, com a realidade de alguns países europeus - Obama também já caíra no mesmo erro e, por isso, o candidato Republicano devia ter aprendido a lição -, Romney esquece-se que foi uma Administração Republicana, na Califórnia, liderada por Arnold Schwarzenegger, que conduziu o Estado a uma situação calamitosa.

CMC

3 comentários:

  1. Neste blog os disparates estão a suceder-se a um ritmo cada vez maior. A maior parte até dá para rir mas alguns, porque são graves, porque são mentiras, não podem ser deixados passar em silêncio: não, não foi Arnold Schwarzenegger que conduziu a Califórnia a uma «situação calamitosa» - esta já existia muito antes de ele ter tomado posse. O «Governator», quando muito, até conseguiu travar (não muito) o declínio, mas pouco conseguia fazer face a um senado e a uma administração pública estaduais infestadas de democratas.

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos não sou o único a dizer disparates:

    "Despite Gov. Arnold Schwarzenegger's promises to reduce California's indebtedness, the state's debt has nearly tripled during the seven years he has been governor."

    http://www.huffingtonpost.com/2010/10/07/ca-debt-triples-under-sch_n_754189.html

    Mas "conseguiu travar", quando triplicou!

    CMC

    ResponderEliminar
  3. E qual era a situação antes de Arnold Schwarzenegger? Qual foi, qual tinha sido, a evolução recente do Estado da Califórnia nos aspectos económico, fiscal, orçamental?

    Gray Davis, o antecessor – democrata – de Arnie, era tão «bom», tão «competente», que se conseguiu reunir o número suficiente de assinaturas para se convocar uma eleição especial – a chamada «recall» - para o destituir. Arnie não foi destituído: cumpriu na totalidade os seus dois mandatos.

    De qualquer forma, nos EUA, um governador, qualquer que ele seja, não é um «monarca absoluto». Tem de lidar, trabalhar… e «lutar» com representantes estaduais e locais, e com muitas instituições públicas, que têm a vontade, e a capacidade, de lançar iniciativas e programas, de tomar decisões… que implicam fazer despesas.

    A Califórnia tem tido governadores republicanos – o mais famoso dos quais foi, claro, Ronald Reagan – mas, invariavelmente, nas últimas décadas, os democratas têm estado em maioria em todas as instâncias de poder daquele Estado. E, claro, aproveitaram para aumentarem as suas mordomias e privilégios, os «entitlements», nomeadamente em salários e pensões. Até um nível que se tornou insustentável. Pelo que se decidiu aumentar os impostos. E contrair dívidas. E contrair novas dívidas… para pagar as anteriores.

    ResponderEliminar